Descarga atmosférica é definida na NBR 5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) como uma descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloampères. Para os leigos as descargas atmosférica seriam os raios, apesar de tecnicamente segunda a mesma norma raio ser apenas um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para a terra.
O raio, que também pode ser chamado de relâmpago, é um fenômeno natural, é uma forma de percebermos a energia elétrica sendo manifestada em um efeito visível aos olhos de forma luminosa. A descarga atmosférica provoca uma corrente elétrica de imensa intensidade que ao longo do seu percurso ioniza o ar e cria um plasma que emite radiação eletromagnética, em parte sob forma de luz.
Outra parte da grande energia de uma descarga atmosférica é responsável pela geração de um grande estrondo proveniente da onda de choque, consequente aquecimento e subsequente expansão supersônica do ar, este efeito comumente leva o nome de trovão.
A elevação térmica em uma descarga atmosférica consegue alcançar os incríveis 30000ºC em frações de segundo e o local onde a descarga atmosférica atinge o solo e chamado de ponto de impacto. É importante saber que descarga elétrica atmosférica é um fenômeno natural absolutamente imprevisível e aleatório e de magnitudes da mesma forma imprevisíveis, tanto em características elétricas como em efeitos destruidores quando incindindo sobre estruturas, edificações e equipamentos.
Fonte: http://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-sao-descargas-atmosfericas/
VISITEM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/leon.engenharia1985/