PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS – RAIOS

Raio- para raio

Proteção Interna contra raios

A PROTEÇÃO INTERNA,  contra o raio proporciona proteção frente aos impulsos electromagnéticos do raio aos equipamentos eléctricos e  que se encontram nas estruturas.

Ainda que as sobretensões existam desde a criação das redes eléctricas, atualmente a necessidade de proteção é muito maior, já que a tecnologia evoluiu fazendo os componentes electrofônicos cada vez mais pequenos e sensíveis às perturbações electromagnéticas.

O que é um raio?

É um fenômeno natural também chamado popularmente de relâmpago. É uma descarga elétrica ou descarga atmosférica que ocorre entre nuvens ou entre a nuvem e a terra.

Qual o poder destrutivo de uma descarga atmosférica?

As descargas atmosféricas apresentam um alto poder destrutivo, dada a corrente do raio (2 a 200 quiloàmperes), apesar de sua curta duração, cujo período crítico na faixa de dezenas de microssegundos. Entretanto só uma parcela da energia disponível no raio é que irá atingir as diferentes unidades consumidoras da rede de baixa tensão: residências, escolas, hospitais, indústrias, estações de telecomunicações, escritórios, etc.

Esses “raios” podem causar destruição de residências que venham a ser atingidas e freqüentemente causam “explosão” de transformadores da rede de energia elétrica, além de danos eletrodomésticos, mesmo que tenham caído a longa distância das residências.

Como o raio chega até sua casa?

Do ponto de vista da avaliação dos efeitos dos raios sobre os sistemas de energia existem duas situações principais a considerar:

Incidência Direta (descarga direta)

Ao atingir diretamente as instalações e/ou a rede elétrica a descarga se propaga estabelecendo valores elevados de sobretensão nos diferentes circuitos de distribuição em função da impedância dos caminhos percorridos.

Incidência Próxima (descarga indireta):

Quando a descarga atinge as proximidades de uma rede elétrica, a existência de diferentes formas de acoplamento (resistivo, indutivo ou capacitivo) permite que parte da energia do raio seja transferida para as instalações elétricas, ocasionando o surgimento de sobretensões nos diferentes circuitos de distribuição.

 

Onde o raio costuma cair?

O raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga elétrica

Por que os equipamentos queimam?

A principal causa das “queimas” de equipamentos eletro-eletrônicos são as perturbações normalmente existentes na rede elétrica, notadamente as sobretensões transitórias. Estas sobretensões nas linhas elétricas de baixa tensão são provocadas tanto por “faltas” em outra instalação e ou linha de tensão e/ou linha de tensão mais elevada quanto por chaveamentos de cargas elétricas, ou ainda descargas atmosféricas (raios).

O que é surto elétrico?

Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão (voltagem). Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra. Esse ponto de passagem pode ser o eletrodoméstico ou aparelho eletrônico de sua casa, que nesses casos podem sofrer danos irreparáveis.

DICAS DE PROTEÇÃO:

PÁRA-RAIOS EXTERNOS:

São projetados para projetar as edificações e, em parte, as pessoas que nelas estão. A sua função é levar a energia do raio com segurança para a terra. Sua instalação deve seguir norma específica (ABNT 5419:2001) por técnicos especializados. O pára-raios externo não proteje os aparelhos eletroeletrônicos, pois não elimina os surtos elétricos.

ATERRAMENTO:

O aterramento é a ligação elétrica intencional com a terra através de um fio condutor de segurança (fio terra) e hastes metálicas cravadas no solo. Na maioria das residências, o fio neutro também é condutor de segurança (esquema TNC da norma técnica) e é instalado e aterrado junto ao medidor de entrada de energia (relógio de luz). Mas atenção, o fio terra, isoladamente, não protege o aparelho dos surtos elétricos.

COMO PROTEGER SEUS EQUIPAMENTOS: 

Filtros de linha, estabilizadores e nobreak

(O item 5.5 da NBR 5410:1997 – Proteção contra quedas e faltas de tensão regulamenta estas instalações.)

São utilizados em computadores e equipamentos eletrônicos que necessitem de um fornecimento de energia ininterruptível e estável. Também é possível proteger os equipamentos ligados à rede telefônica. Os filtros de linha eliminam ou atenuam apenas ruídos de radiofreqüência e interferências eletromagnéticas geradas na própria instalação. Já os estabilizadores funcionam para minimizar variações lentas e pequenas de tensão na rede elétrica. A principal função do Nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica.

MAS ATENÇÃO: OS FILTROS DE LINHAS, ESTABILIZADORES E NOBREAK NÃO PROTEGEM TOTALMENTE OS EQUIPAMENTOS, POIS ELES NÃO OFERECEM PROTEÇÃO CONTRA OS SURTOS ELÉTRICOS.

 DPS – Dispositivo Protetor de Surto

(O item 5.4.3 da NBR 5410:1997 – Sobretensões de origem atmosférica regulamenta estas instalações.)

Um dos dispositivos disponíveis no mercado são os DPS, Dispositivo Protetor de Surtos. É um equipamento eletrônico que fica instalado junto ao quadro de distribuição central de rede elétrica, como se fosse um disjuntor, porém fica em paralelo com a rede elétrica da residência, não interrompendo a distribuição de energia em caso de mau funcionamento deste dispositivo.
Como o próprio nome diz, este dispositivo só protege as instalações contra os surtos, ou seja, quando uma descarga atmosférica incide direta ou indiretamente na rede elétrica que alimenta sua residência, a corrente induzida que atingiria os equipamentos, caso este não fosse utilizado, passa por ele.

COMO SE PROTEGER DURANTE AS TEMPESTADES:

Atitudes e cuidados simples podem evitar prejuízos e acidentes. Fique esperto!

DICAS DE SEGURANÇA DENTRO DE CASA:

– Não tome banho durante as tempestades;

– Não use chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, etc);

– Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc.

– Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os mesmos;

– Afaste-se das tomadas e evite utilizar o telefone;

– Desconecte das tomadas TODOS os aparelhos e eletrônicos tais como televisores, computadores, som;

– desligue os fios de antena dos aparelhos.

NO BANHO

Evite usar chuveiro. Tomar banho durante tempestades não significa que o raio vá cair dentro da sua casa, mas pode atingir as linhas de energia na rua e provocar sobretensão na rede. O resultado pode ser um choque em quem estiver debaixo dágua.

TELEFONE

Falar ao telefone também pode ser perigoso e deve ser evitado devido à sobretensão na rede. Se os aparelhos eletroeletrônicos não estiverem protegidos, é recomendável mantê-los desligados.

NADANDO

Em superfícies lisas como piscinas, rio ou mar, a cabeça do banhista é o ponto mais alto na área, atraindo os raios

NO FUTEBOL

O perigo aqui é similar ao que ocorre quando está nadando.

ZONA RURAL

O problema também existe no campo. Se um trabalhador estiver arando a terra ou dirigindo um trator sem capota, ele corre riscos. Em uma cabine sem proteção, a cabeça é o ponto mais alto.

ARVORES

Ficar em locais onde há uma árvore pode ser arriscado. A árvore atrai o raio. Numa floresta, a situação é diferente.

CARRO

Permanecer dentro do carro é uma ótima proteção, pois o veículo é blindado a raios. É bom fugir do contato com material inflamável.

OBSERVAÇÕES

Atentar para as normas vigentes (ABNT) para instalação elétrica em baixa tensão (NBR 5410) e para sistemas de proteção contra descargas atmosféricas SPDA (NRB 5419) quando da execução dessas instalações.

FONTE: http://www.dme-pc.com.br/bv_oc_dicas_raiosetempestades.php

A EMPRESA VM LEON ENGENHARIA É ESPECIALISTA EM PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

 

VISITEM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/leon.engenharia1985/?ref=bookmarks