O DESTRUIDOR RAIO

O raio é um dos fenômenos mais destrutivos da natureza. Durante as trovoadas eléctricas  produzem-se grandes quantidade de descargas atmosféricas que podem alcançar centos de kiloamperes.

Estas descargas atmosféricas pressupõem um grave perigo para pessoas, animais, edifícios e equipamentos electrónicos, produzindo graves consequências que vão desde a geração de incêndios a perdas econômicas por paragem da produção de processos críticos. Além disso, as descargas eléctricas diretas sobre as pessoas provocam a passagem de uma corrente de certa intensidade durante um curto prazo de tempo, suficiente para provocar electrocussão por paragem cardíaca ou respiratória, além disso de queimaduras de distintos graus.

Até hoje, não há nenhum dispositivo capaz de evitar a formação dos raios. No entanto, é possível criar um caminho de descarga à terra que minimize os seus efeitos prejudiciais sobre o local: o Sistema de Proteção contra o Raio.

A necessidade de proteção contra o raio deve considerar-se nas primeiras fases do desenho da estrutura a ser construída.

Um Sistema de Proteção contra o Raio  deverá considerar 4 objetivos básicos:

1) Capturar o raio.
2) Conduzir a corrente de raio de forma segura à terra.
3) Dissipar a corrente do raio na terra.
4) Proteger contra os efeitos secundários do raio.

 

Raio- para raio

 VISITEM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
https://www.facebook.com/leon.engenharia1985/?fref=nf